Preservar o Meio Ambiente: uma questão de educação

por Adriano Lopes Bueno

Falar sobre o meio ambiente é algo que nos remete ao passado, lá nos primeiros anos da escola aprendemos os cuidados que devemos adotar. Preservar pensando nas futuras gerações ainda é o principio de várias ações promovidas por diferentes entidades.

Ao relacionarmos o trânsito e meio ambiente não podemos deixar de mencionar que os dois tipos de poluição que o agridem são a poluição sonora e a atmosférica. O convívio com a poluição permite a exposição à emissão de gases poluentes e ruídos produzidos pelo trânsito, contribuindo assim  para o aumento de doenças respiratórias e psíquicas como o estresse, falta de concentração, cardiovasculares entre outras.

Existem medidas que podemos adotar a fim de transformar o meio em que vivemos:

realizar a manutenção periódica do veiculo, evita a emissão de gases nocivos e ruídos;
calibrar de forma correta os pneus permite uma durabilidade na vida útil a mais, evitando que seja exposto ao meio ambiente;
a troca do óleo deve ser feita em lugares autorizados que irão realizar a troca correta e destinar o óleo, evitará a poluição do solo e dos rios;
usar a buzina conforme a lei e  manter o silencioso do veiculo em bom estado; evita a poluição sonora;

Infere-se que esses problemas não serão resolvidos por medidas simples ou políticas de governo. É necessária uma reeducação de toda a sociedade, e isso em primeiro lugar a educação inicia-se em casa, com exemplos dos pais ou de quem convive com a criança. Em segundo da escola que representa o estado e exercesse um papel fundamental nesse processo de aprendizagem, pensar coletivamente em ações que minimizam a degradação da qualidade do ar e do meio ambiente é primordial para garantir a sobrevivência da presente população e também das futuras gerações. Pense nas suas ações, se elas são corretas, caso contrário nunca é tarde para começar a pensar e adotar medidas mais conscientes que irão contribuir positivamente.

Adriano Lopes Bueno é Instrutor de Trânsito do CFC Cadore, Condutor Socorrista (SAMU), Pedagogo e Multiplicador em Educação para o Trânsito.

Compartilhar!