Novo modelo da CNH – Dúvidas respondidas

Já está em vigor desde 1º de junho de 2022 o novo modelo da habilitação. Promovida pela Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o novo modelo visa adequar a habilitação brasileira ao padrão internacional.

Separamos as principais dúvidas e respondemos abaixo para você ficar totalmente por dentro da novidade.

 

  • Já sou habilitado, preciso trocar de modelo?

Não. Quem já possui habilitação no modelo antigo (anterior a junho de 2022) segue normalmente com a habilitação válida, não há necessidade de trocar. Quando você for renovar sua CNH, ou fazer algum serviço que resulte na emissão de uma nova CNH, aí automaticamente receberá o novo modelo.

  • Utilizo a CNH no celular, apenas. Irá atualizar para o novo modelo automaticamente?

Não. Ainda que você faça uso da CNH digital (no smartphone através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito), seguirá o mesmo modelo anterior até que realize algum serviço (renovação, solicitação de 2ª via, mudança/adição de categoria…).

  • Reparei que o novo modelo traz outros tipos de categoria de habilitação. Terei que mudar algo referente a isso?

Realmente o novo modelo trouxe no seu verso um novo formato das categorias de habilitação para se adequar ao modelo internacional. Isso, porém, não vai alterar a categoria que você já possui nem o processo para mudança ou adição de categoria. Segue tudo normalmente. A única diferença é que no documento do atual modelo, constam categorias que não existem na legislação brasileira, mas são reconhecidas fora do país.

  • Esse novo modelo vai ter algum custo para quem já é habilitado?

Não há custos adicionais além do previsto como taxa de emissão do documento. Como vimos na primeira pergunta, não há necessidade de solicitar a emissão de uma nova habilitação até a realização de algum serviço necessário, como a renovação dos exames para a validade da CNH. Assim, não há com o que se preocupar: siga utilizando a habilitação que possui desde que esteja na validade.

  • Comecei meu processo de habilitação antes de junho de 2022, a minha Permissão (provisória) será no novo modelo?

Sim. Toda habilitação, seja Permissão para Dirigir (popular provisória) seja a CNH definitiva expedida a partir de 1º de janeiro será no novo modelo automaticamente.

Novo modelo conforme site do DETRAN/RS

Ficou alguma dúvida? Chama no Whatsapp (55)3352-4292.

Imagem: Agência Brasil

Compartilhar!