Antes de ultrapassar o que condutor deverá ter certeza?

por Adriano Bueno

A ultrapassagem é uma das manobras mais perigosas que existem no trânsito, exigindo mais pericia do condutor quando for realizada. Atualmente as aulas práticas ministradas nas auto-escolas não permitem que o aluno esteja 100% apto a trafegar em total segurança, isto se justifica devido a determinações que limitam onde poderão ser ministradas. É imprescindível adotar um comportamento seguro em relação a tudo o que acontece no trânsito.

Vale ressaltar os cuidados que todo condutor com a Permissão para dirigir (PPD) ou mesmo aquele já possuidor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve adotar a fim de evitar acidentes. Abaixo exemplificamos alguns cuidados a serem colocados em pratica antes de uma ultrapassagem.

  • O condutor que venha atrás não tenha indicado a manobra para ultrapassar.
  • O condutor deve certificar-se de que dispõe de espaço suficiente e de que a visibilidade lhe permite fazê-lo com segurança.
  • O condutor que vai a frente, na mesma faixa, não tenha indicado a intenção de ultrapassar um terceiro.

É plausível destacar que o condutor que dirige defensivamente dificilmente irá ser o causador de um acidente. Utilizando as dicas acima já estará contribuindo para a diminuição de acidentes.

Lembre-se que a escolha está em suas mãos e cabe a cada um de nós decidirmos respeitar as leis, agir com cuidado e fazer a diferença no trânsito, lembre-se que o teu exemplo pode influenciar outros condutores.

 

Adriano Lopes Bueno é Instrutor de Trânsito do CFC Cadore, Condutor Socorrista (SAMU), Pedagogo e Multiplicador em Educação para o Trânsito.

Compartilhar!