Serviços

Simulador de Direção

O CFC Cadore possui dois simuladores de direção para candidatos que estão obtendo a Primeira Habilitação ou Adição de Categoria "B".

A obrigatoriedade do simulador de direção foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) através das Resoluções 444/13 e 473/14, existindo tal exigência desde 1º de janeiro de 2014. Neste ano de 2015, nova resolução desse órgão (número 543/15) determina a obrigatoriedade do smulador em todos os estados brasileiros, porém o DETRAN do Rio Grande do Sl, através de sua portaria número 378 já tornara obrigatório o uso em território gaúcho. 

Contamos com dois simuladores disponíveis para os alunos da categoria B, possibilitando uma variedade de horários em que as aulas poderão ser realizadas, sempre com o acompanhamento dos nossos três instrutores: Auri Cadore, Dalvenir de Souza e Paulo Prestes. 

Cada hora/aula do simulador tem a duração de 30 minutos, podendo ser realizadas mais de uma aula por dia por candidato, respeitados a disponibilidade dos simuladores.

O que é o Simulador de Direção?

Trata-se de um aparelho que simula ("faz-de-conta") um automóvel em trânsito real. Nele, há os pedais, volante, câmbio, cinto de segurança, painel de instrumentos, enfim, todos os elementos principais de um automóvel. O candidato, antes de passar às aulas em via pública, na rua, ele realiza, em sala exclusiva e com acompanhamento de um Instrutor de Trânsito, cinco horas/aula de simulação de situações como dirigir na chuva, em rodovia, à noite, em neblina, em tânsito intenso, sempre colocando em prática as normas de circulação e conduta e as regras da Direção Defensivas que ele aprendeu durante o curso Teórico-Técnico. Após as aulas, o candidato não realiza nenhum tipo de avaliação eliminatória, sendo apenas um ambiente de experiência e primeiros contatos com o veículo e o dinamismo do trânsito.

Quer ter uma ideia mais clara de como funciona? Assista a este vídeo curto sobre o aparelho.