Serviços

Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC)

Atenção: Já disponibilizamos de Ciclomotor e de Processo de Habilitação da ACC em nosso CFC. 

 

O processo de habilitação com vistas à obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) terá início com a abertura do serviço respeitando-se os requisitos exigidos por lei (ser penalmente imputável, saber ler e escrever, possuir RG e CPF). O processo de habilitação da ACC não é o mesmo que da categoria A. 

A prática de direção veicular seguirá o previsto para veículos de duas rodas, segundo requisitos para exame disposto no art. 17, incisos I a V da Resolução CONTRAN nº 168/2004, e deverá ser realizada em veículo de duas rodas classificado como ciclomotor, cuja marca seja homologada pelo DENATRAN.

Os condutores que possuem categoria "A" estão habilitados a dirigir todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Já os habilitados na categoria "ACC" somente podem dirigir veículos de duas ou três rodas cuja cilindrada não exceda cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda cinquenta quilômetros por hora.

 

INVESTIMENTOR$ 1.049,20

Obs: valores podem ser parcelados no cartão ou em boletos. Consulte-nos.

 

Para obter a categoria ACC o candidato deverá realizar:

- Exame Médico;

- Avaliação Psicológica;

- Curso Teórico ACC 20 horas/aula;

- Prova Teórica ACC;

- Curso prático com 10 horas/aula;

- Prova Prática.

O exame teórico contará apenas com 15 questões (metade da exigida nas outras categorias), cujo aproveitamento será de 60% (contra 70% das demais). Caso reprove, poderá fazer novo exame passados 5 dias (contra 15 das demais categorias).

As vantagens de se adquirir a categoria ACC é que tem um investimento menor se comparada as outras categorias, menos horas aulas teóricas e práticas, prova com menos questões e ao adquirir o ciclomotor também sai mais barato. Além disso, é um veículo que polui menos.