Acessibilidade e Inclusão Social: CFC Cadore falou da experiência em habilitação de pessoas com deficiência

Dia 12/07, durante a programação do Cidade Alerta, da Rádio Missioneira, Nivaldo Maciel conversou com o Intérprete de LIBRAS Benhur Brum Trindade e o Especialista/Instrutor Eduardo Cadore sobre a experiência positiva de formação de condutores com deficiência, sobretudo a auditiva.

“Podemos dizer que estamos quebrando paradigmas cristalizados de uma visão errônea dessas pessoas com deficiência não terem condições de se incluírem, por exemplo, na habilitação”, disse Benhur Brum. “A questão central é a comunicação de modo que não se exclua as pessoas dentro da sala de aula”, arremata o Intérprete credenciado ao DETRAN/RS e que tem atuado conosco há vários anos.

“Dirigir deixou de ser um luxo ou privilégio de poucos e passou a ser uma necessidade, mesmo em cidades do interior, em que a pessoa mora distante dos locais de interesse e não possui transporte público, mas que por falta de habilitação acabam dependendo de outras pessoas”, afirma Eduardo. “Não apenas a pessoa surda, mas outras que possuem deficiências as mais diversas podem se habilitar com veículos adaptados. Hoje a inclusão social está dentro do DETRAN e seus credenciados para fazer os acertos para não excluir as pessoas devido a suas deficiências”, finaliza o Especialista em Direito de Trânsito e Psicólogo Perito.

Parabenizamos os profissionais do CFC e da Rádio pela importante entrevista e colocamos nossos CFC a disposição da comunidade para que possam as pessoas, mesmo com limitações físicas, buscarem a sua autonomia e independência com quem tem experiência.

Compartilhar!